Perguntas frequentes

Se tiver alguma questão não deixe de consultar os tópicos de ajuda que se encontram nesta página.
Se preferir, pode contactar-nos por telefone.
Temos todo o gosto em prestar-lhe os esclarecimentos necessários.

Informações úteis sobre crédito ao consumo

Adesão ao crédito

Conheça todos os passos necessários para fazer um crédito e o que deve saber sobre este.

  • Como fazer um pedido de crédito?

    Pode fazer um pedido de crédito neste site, através da homepage ou em cada página de produto:

      • Crédito Pessoal
      • Linhas de Crédito
  • Que documentos são necessários para pedir um crédito?

    Os documentos necessários para pedir um crédito são as cópias de:

      Documento de identificação 1º e 2º titulares

      Com nacionalidade portuguesa:
      • Cartão de cidadão
      ou
      • Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte

      Com outra nacionalidade:
      • Autorização de residência
      Nota: Confirme que as cópias enviadas estão dentro da data de validade.

      Comprovativo de morada em nome de um dos titulares

      Um dos seguintes documentos:
      • Fatura de água, luz, telefone (fixo ou móvel), gás ou tv por cabo Nota: Não são válidos atestados passados pela Junta de Freguesia.

      Comprovativo de rendimentos 1º e 2º titulares

      Trabalhador por conta de outrem:
      • Recibos de vencimento dos últimos 2 meses

      Sócio gerente ou por conta própria:
      • Última declaração de IRS
      Nota: Se entregou o IRS numa repartição de finanças, junte a nota de liquidação.

      Reformado:
      • Último comprovativo de reforma

      Comprovativo de IBAN em nome de um dos titulares

      Uma das seguintes situações:
      • Cópia do cartão multibanco + Talão do multibanco com IBAN
      • Comprovativo de IBAN impresso através do site do seu banco

  • O que é uma pré-aprovação?

    A pré-provação permite ficar a saber, no final do pedido de crédito, se reúne condições de adesão ao crédito, de acordo com os dados registados no formulário do site ou facultados ao telefone.

    A pré-aprovação não pressupõe uma decisão final. Será efectuada uma cuidada análise financeira após ser recebido o exemplar da proposta de contrato de crédito que tem de nos enviar, bem como de toda a documentação necessária para a análise do pedido de crédito.

  • Quantos titulares pode ter o crédito?

    O pedido de crédito pode ter 1 ou 2 titulares consoante o produto pretendido e o estado civil:

      • As Linhas de Crédito podem ter apenas 1 titular, independentemente do estado civil;
      •O Crédito Pessoal tem de ter 2 titulares caso seja casado. Nos restantes estados civis, pode ter apenas 1 titular.

  • Para pedir o crédito tenho de abrir uma nova conta bancária?

    Não é necessário abrir uma nova conta bancária. O crédito fica associado à conta bancária que nos indicar.

  • Como tenho acesso ao contrato de adesão ao crédito?

    Tem acesso à proposta de contrato após preencher o formulário de pedido de crédito e a resposta ao seu pedido ser pré-aceite. Nesse momento recebe a proposta de contrato por e-mail. Se preferir também pode receber a proposta de contrato por correio.

  • Quem vai ter acesso aos documentos?

    Os documentos são analisados exclusivamente por conselheiros de crédito. Garantimos total confidencialidade de toda a informação.

Análise do pedido de crédito

  • O que é uma cuidada análise financeira?

    Uma cuidada análise financeira permite-nos avaliar a solvabilidade de quem solicita o crédito, e oferecer a solução que melhor se adequa ao perfil de cada cliente, através de ferramentas internas e externas e de uma equipa especialista em análise de crédito.

    A nossa atividade é regulamentada e supervisionada pelo Banco de Portugal, pelo que os nossos processos são rigorosos e respeitam os procedimentos legais.

  • Quanto tempo demora a análise do pedido de crédito?

    Fazemos uma cuidada análise financeira do pedido de crédito em 24h após recebermos o exemplar da proposta de contrato de crédito com os documentos necessários.

  • A análise do processo tem custos?

    Não, os nossos créditos não têm custos de análise nem de abertura do processo.

  • Qual a informação que têm em conta para fazer uma análise do pedido de crédito?

    Para uma cuidada análise financeira são considerados:
    . Os dados pessoais e financeiros que preencheu no formulário do Site ou que nos facultou ao telefone, no momento do pedido de crédito.
    Por este motivo, é de extrema importância que seja rigoroso a preencher o formulário ou a facultar os seus dados ao telefone;

    . As regras de análise de crédito definidas pela Cofidis;
    . Informações de bases de dados externas de responsabilidades de crédito, nomeadamente da Credinformações e do Banco de Portugal, bem como da Lista Pública de Execuções.

  • Como sei se o meu pedido de crédito foi aceite ou recusado?

    A resposta ao pedido de crédito é dada através de uma mensagem para o telemóvel e por carta.

  • Porque é que o meu crédito foi recusado?

    A nossa política de crédito responsável prevê uma cuidada análise financeira, pelo que o crédito é recusado quando verificamos que a situação financeira e pessoal não reúne as condições necessárias para ter acesso ao crédito. Por este motivo, é de extrema importância que seja rigoroso a preencher o formulário ou a facultar os seus dados ao telefone, no momento do pedido de crédito.

    Em caso de dúvidas pode contactar-nos por e-mail ou por telefone. Temos uma equipa de profissionais sempre ao seu dispor.

Gestão do crédito

Seguro facultativo de proteção do crédito

Um seguro é uma segurança. Saiba porque deve aderir ao seguro de proteção ao crédito nas perguntas abaixo.

  • O crédito tem seguro?

    Sim, os nossos créditos têm associado um seguro de proteção de crédito que é facultativo e que, de acordo com a opção que escolha, assegura o pagamento das mensalidades ou do valor do crédito em dívida nos casos de:

      • Desemprego
      • Invalidez absoluta e definitiva
      • Incapacidade temporária absoluta
      • Falecimento

  • O seguro é obrigatório?

    Não, o seguro é facultativo. A decisão de aderir ao seguro é sempre sua.

    Sugerimos, no entanto, para sua segurança que opte pela adesão ao seguro.

  • Quais as coberturas do seguro?

    O seguro facultativo cobre, de acordo com a opção que escolher, situações de:

      • Desemprego
      • Invalidez absoluta e definitiva
      • Incapacidade temporária absoluta
      • Falecimento

    As características de cada cobertura podem variar consoante a opção de seguro que escolher.

    Para Linhas de Crédito consulte aqui mais informação

    Para Crédito Pessoal consulte aqui mais informação

  • Quero aderir ao seguro, quais são as condições?

    Para saber as condições de adesão por favor consulte a página do seguro.
    Se já é nosso cliente e pretende aderir ao seguro entre em contacto connosco.

  • Posso aderir ao seguro em qualquer momento?

    Na Linha de Crédito pode aderir ao seguro em qualquer fase, no momento de celebração do contrato ou posteriormente.

    No Crédito Pessoal a decisão tem de ser tomada no momento do pedido de crédito.

  • Depois de aderir ao seguro é possível anular a adesão ao seguro?

    Sim. Tem um prazo de livre resolução de 30 dias imediatos à assinatura da proposta de adesão ao contrato de seguro.

  • Quanto custa o seguro?

    O custo do seguro depende do tipo de crédito pelo qual optar.

    Sugerimos que no momento do pedido de crédito, verifique as opções disponíveis e avalie o custo associado.

  • Como é feito o pagamento do seguro?

    Nos produtos do tipo Linha de Crédito, o prémio mensal do seguro, está incluído no valor da mensalidade e prolonga o prazo de reembolso do crédito.

    No Crédito Pessoal o prémio mensal do seguro acresce ao valor da mensalidade, mantendo o prazo de reembolso do crédito.

A Capital Mais e a Cofidis

  • Qual a relação entra a Cofidis e a marca Capital Mais?

    A Cofidis é a instituição financeira responsável pela análise, concessão e gestão dos créditos apresentados sob a marca Capital Mais. A Cofidis é certificada pela SGS pela qualidade do serviço prestado ao cliente e em 2014 e pelo 4º ano consecutivo, foi a marca premiada pela Escolha do Consumidor, nas empresas de crédito ao consumo, com base num estudo realizado pela Consumer Choice - Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor.